quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

Dia Nacional do Samba - 2 de Dezembro





Aniversário do Pixinguinha e Tia Ciata?
Dia da gravação de Pelo Telefone?
Dia que Ary Barroso, pisou pela primeira vez em solo baiano?

Não se sabe, embora o fato mais provável seja que a data realmente tenha sido instituída, através de um projeto de lei, pelo vereador Luiz Monteiro da Costa que sugeriu que a primeira visita de Ary Barroso à Bahia, fosse considerado o Dia do Samba.

O que importa é que o Samba, que é a maior expressão musical e cultural do nosso país, tem a sua data. Um dia para ser celebrado, comemorado.

Diversas cidades do Brasil, à cada ano estão incluindo atrações que celebram o Dia do Samba. Grandes programações estão agendadas para 2010 e muitas pretendem prestar Homenagem à Adoniran Barbosa e Noel Rosa, motivadas pelo centenário desses grandes sambistas.


Viva os grandes shows no Pelourinho na Bahia,
Viva os Sambas dos trens do Rio e de Sampa,
Viva todos os sambas realizados nessa data,
E um viva, à todos os sambistas que anonimamente, carregam a bandeira do verdadeiro Samba.
Samba presente no dia a dia do povo, nas mãos do trabalhador, nas mesas e balcões dos butequins, nas comunidades, nas veias de um país que pulsa no ritmo da batida de pandeiros e tamborins.


Feliz Dia do Samba!

“O samba é meu companheiro, o samba é meu corpo inteiro, o samba é minha alegria se eu pudesse viveria a sambar noite e dia”. Assim é este conjunto formado em 15 de Novembro de 1997, por jovens com idade média de 25 anos, amigos de infância moradores da região de ITAQUERA (COHAB II) zona leste de São Paulo que cresceram com a influência da música em suas vidas, especificamente o Samba. Desde o início o conjunto passa por diversas evoluções, como o amadurecimento se seu repertório e musicalidade e também a mudança de nome (de Livre Expressão para Em Nome do Samba, criado por Tiago Trombini com a intenção de explicitar a linhagem musical do conjunto. Assim como na igreja estamos reunidos em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo, aqui estamos reunidos Em Nome do Samba).

Apesar da pouca idade dos componentes, o conjunto se mantém fiel ao verdadeiro Samba, inspirado nas grandes obras dos compositores da música popular brasileira, tendo em seu repertório músicas de Paulinho da Viola, Zé Kéti, Noel Rosa, Cartola, Nelson Cavaquinho, João Nogueira, Candeia, Wilson Batista, Geraldo Pereira, Nei Lopes, Ataufo Alves, Ismael Silva, Moreira da Silva, Chico Buarque, Adoniran Barbosa, Geraldo Filme, entre outros, além de composições próprias.







Vídeo Nosso Barracão

Homenagem a Noel Rosa - Fita Amarela

Homenagem a Noel Rosa - Filosofia

Video: O Samba é...

Mural de Recados

Arquivo Em Nome do Samba