segunda-feira, 30 de novembro de 2009

AC / DC


                                   


A vinda da banda australiana AC / DC, ao Brasil, na semana passada, me fez lembrar de uma arte que fiz, há um tempo atrás para estampar uma camiseta. Lembrei da figura, pois a idéia da camisa até hoje não foi concretizada. E isso deve-se ao fato de termos o costume de fazer essas impressões na famosa Galeria do Rock, aqui em Sampa.
E lá estava eu, desprovido de qualquer tipo de maldade, com a pureza de uma criança que vai construir o seu próprio brinquedo, caminhando pelos andares da galeria. Ao chegar na loja, entreguei o arquivo para a mocinha, que fez aquela cara de espanto e não conteve o riso. Ainda gargalhando, me disse assim: - Você tem certeza que vai colocar isso numa camiseta e sair por aí? Nesse momento caí em mim e fui tomado pela seriedade do mundo cruel em que vivemos. Aconselhado por minha namorada, que me acompanhava nesse dia e que não queria ver o namorado apanhando por causa de uma simples estampa. Resolvi abandonar a idéia.
Deixo registrado aqui esse "causo" e a explicação de que essa figura expressa, de uma maneira quase poética, o que aconteceu em nossas vidas. O mundo para nós, era de um jeito, até o dia em que conhecemos a lira de Cartola. Hoje, esse mundo em que vivemos é bem mais colorido. Tem bem mais verde e bem mais rosas.

Salve Cartola!




“O samba é meu companheiro, o samba é meu corpo inteiro, o samba é minha alegria se eu pudesse viveria a sambar noite e dia”. Assim é este conjunto formado em 15 de Novembro de 1997, por jovens com idade média de 25 anos, amigos de infância moradores da região de ITAQUERA (COHAB II) zona leste de São Paulo que cresceram com a influência da música em suas vidas, especificamente o Samba. Desde o início o conjunto passa por diversas evoluções, como o amadurecimento se seu repertório e musicalidade e também a mudança de nome (de Livre Expressão para Em Nome do Samba, criado por Tiago Trombini com a intenção de explicitar a linhagem musical do conjunto. Assim como na igreja estamos reunidos em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo, aqui estamos reunidos Em Nome do Samba).

Apesar da pouca idade dos componentes, o conjunto se mantém fiel ao verdadeiro Samba, inspirado nas grandes obras dos compositores da música popular brasileira, tendo em seu repertório músicas de Paulinho da Viola, Zé Kéti, Noel Rosa, Cartola, Nelson Cavaquinho, João Nogueira, Candeia, Wilson Batista, Geraldo Pereira, Nei Lopes, Ataufo Alves, Ismael Silva, Moreira da Silva, Chico Buarque, Adoniran Barbosa, Geraldo Filme, entre outros, além de composições próprias.







Vídeo Nosso Barracão

Homenagem a Noel Rosa - Fita Amarela

Homenagem a Noel Rosa - Filosofia

Video: O Samba é...

Mural de Recados

Arquivo Em Nome do Samba